Segunda, 22 Mai 2017   20:22hrs.Hora local:
Inicio   »   História   »   Convento dos Capuchos

Convento dos Capuchos

Convento dos Capuchos

O Convento dos Capuchos, considerado como um dos mais belos e românticos monumentos de Almada fica situado no lugar de Outeiro do Funchal, na Costa da Caparica.
O complexo foi edificado no ano de 1558, por Lourenço Pires de Távora, 4° Senhor da Casa e Morgado da Caparica, apresenta uma construção modesta, mas de bastante elegância. Muito abalado com a força destruidora do terramoto de 1 de Novembro de 1755, o convento ficou quase completamente derruído, restando somente a sua parte frontal. Ainda assim, é possível recordar o seu aspecto primitivo.
Na sua fachada havia um triplo pórtico de colunas simples, com arco ao centro e grades de ferro, formando a galilé, que dava acesso ao corpo da capela. À direita e à esquerda da janela maior, sobre o pórtico central, viam-se, respectivamente, emoldurados, o símbolo da Ordem de São Francisco e, em escudo ovalado, as armas dos Távoras.

Convento dos Capuchos

Outra edificação que se realça neste monumento é a capelinha dedicada a Santo António, cujo tecto abobadado é todo concheado, trabalho de grande cunho artístico. Este monumento almadense, votado ao abandono durante dois séculos, foi, por fim, adquirido pela câmara, em 1950.
A reabertura da igreja do convento, no dia 18 de Outubro de 1952, acabou por simbolizar, embora um pouco tardiamente, o reconhecimento ao mérito do seu fundador, Lourenço Pires de Távora, militar e diplomata eminente.

O Convento dos Capuchos tem funcionado como local privilegiado para a realização de importantes eventos culturais, com destaque para o Festival Internacional de Música dos Capuchos.
Com o intuito de preservar e reforçar a importância deste monumento e pólo cultural de enorme valor, o Convento dos Capuchos funcionará como a futura Casa da Música, constituindo um espaço único para as actividades musicais.
São ainda de mencionar os seus belos e cuidados jardins, assim como o miradouro, do qual se tem uma vista privilegiada da Costa de Caparica, Lisboa, Serra de Sintra, o Cabo Espichel, a Torre de São Julião, o Bugio e a Baía de Cascais.


Contactos:

Convento dos Capuchos, Vila Nova de Caparica
2855 - 074 Caparica
Tel: 212 720 515

Galeria de Exposições:
De Quarta a Sábado, das 10.00h às 18.00h.

Bookmark and Share

SPONSORED LINKS

HOTEL em DESTAQUE

Hotel Jerónimos 8

Envolto pela zona histórica de Belém, o hotel Jerónimos 8, o 1º Design Hotel de Lisboa, marca o elo entre o passado e o futuro. Ao seu lado ergue-se o imponente Mosteiro dos Jerónimos e o Centro Cultural de Belém. No horizonte pode ... + info

Reserve este ou outros hotéis na Costa da Caparica

Hotel Jerónimos 8

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Angola avança com Reserva Estratégica Alimentar do Estado
O Governo angolano vai lançar até final de junho a Reserva Estratégica Alimentar do Estado ...
16/05/2017 10:58:00 (há 6 dias)
VÍDEO: Chuva de golos na penúltima jornada do campeonato
Foram marcados 29 golos na jornada que culminou esta segunda-feira. ...
16/05/2017 11:05:00 (há 6 dias)
VÍDEO: Charles segurou empate do Marítimo com a Defesa da Jornada
Guarda-redes do Marítimo respondeu da melhor forma a um cabeceamento de Kléber para impedi ...
16/05/2017 11:07:00 (há 6 dias)
Economia. Conselho de Finanças Públicas elogia resultados mas deixa avisos
Organismo presidido por Teodora Cardoso diz que Governo tem de provar que os resultados sã ...
16/05/2017 11:10:25 (há 6 dias)
ONG acusam Chechénia de genocídio em queixa ao TPI por perseguição a homossexuais
Três organizações francesas apresentaram hoje queixa no Tribunal Penal Internacional (TPI) ...
16/05/2017 11:13:00 (há 6 dias)